domingo, 21 de setembro de 2008

Tipos de Dominação


O foco do nosso estudo agora está centrado na concepção de Max Weber o que nos permite entender/compreender o mundo estudando os 3 tipos de dominação pura, que poderíamos de forma resumida e sucinta definir como:

A dominação legal é representada pelas leis instituídas e tem na burocracia sua forma mais pura de preservação. Os membros do grupo social não se submetem diretamente a uma pessoa, seu poder é exercido legitimamente pelas regras desta sociedade.

A dominação tradicional se vivifica em virtude da tradição, do direito hereditário e da dignidade da pessoa, geralmente motivada pela fidelidade. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. A dominação carismática se dá em virtude da devoção afetiva à pessoa, por seu poder de persuasão, sua oratória ou qualquer dote que o coloque como líder. São os tipos mais puros os líderes religiosos, os heróis, etc.

Refletindo sobre os tipos de dominação podemos identificar pessoas do nosso meio, próximo ou distante, que fecham bem com o perfil traçado pelo autor.Levando em conta a rotina do trabalho nas escolas somos bem burocratas e legalistas.Nós enquanto mediadores e intervindo em sala de aula, no processo ensino-aprendizagem, assumimos uma situação e postura de liderança, que evoca o tipo carismático.

Concluindo, o tema dominação é um assunto que permeia todas as sociedades, tanto as que têm um regime democrático ou autoritário. Estudar sobre o assunto foi importante para refletirmos e esse exercício faz com que cada vez mais nos exercitarmos e construirmos uma prática pedagogia a crítica, a autônoma e livre.

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Minha querida!
Falas da dominação patriarcal. E, logo abaixo, falas da dominação carismática.
A dominação, nesta perspectiva que estudaste, é algo "ruim"? Ou esta questão não vêm ao caso?
Beijão
Suelen - tutora da sede - SIV

Vera disse...

Olá Maristela! Vamos acrescentar a contribuição dos demais autores da ECS. Abraço, Vera