domingo, 10 de maio de 2009

Reflexão Educação Após Auschwitz



Theodor Wiesengrund Adorno (1901-1969), filósofo, sociólogo e musicólogo. Nasceu na Alemanha na cidade de Frankfurt, onde se destacou como membro da famosa Escola de Frankfurt. Devido à perseguição aos judeus viveu exilado por alguns anos.

EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ

Adorno faz um alerta para a sociedade e para os educadores.
É preciso refletir sobre o tipo de ser humano que nosso sistema social está gerando e formando. Somente a reflexão crítica e filosófica pode impedir que as pessoas cheguem a ponto de repetir atrocidades, que sejam devotas e se submetam a ideologias de intolerância de qualquer ordem.

Adorno sugere como solução para evitar que a barbárie se repita que, desde a primeira infância, haja uma educação humanizada, na qual o outro independente de cor, raça, religião, seja respeitado.

Para ser um educador consciente é preciso repensar a realidade educacional, questionar as políticas educacionais embutidas de ideologias impostas como corretas e intocáveis.

Repensar a escola é humanizá-la. Voltá-la para o caminho da cooperação, do diálogo, do entendimento, do apoio a posturas sensatas e conciliatórias. Através das relações interpessoais, que mexem com a emoção e gerando laços afetivos assim se consegue uma ação transformadora e humanizante.

O ideal seria ensinar a “ser” e se “conhecer”, ao invés de ensinar pacotes de conteúdos e conhecimentos, hermeticamente contidos em “programas” pré- fabricados.

Uma sociedade educacional humanizada é aquela que cria vínculos, que valoriza as diferenças e resgata as identidades perdidas. A escola humanizada é solidária, é espaço de socialização, de convivência harmônica e de preservação da vida plena para que Auschwitz nunca mais se repita.

3 comentários:

Rose tutora EAD disse...

Olá Maristela!
Muito interessante tua interação com a tecnologia e a humanização, mas seria bem pertinente realmente colocares em palavras quais são tuas aprendizagens e teus sentimentos em relação a esse contexto acadêmico.
Quaisquer dúvidas entre em contato!
Abraços!
Tutora Rose

Geny disse...

Querida aluna Maristela Antonia Samberg!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Achei muito interessante os registros apresentam reflexões questionadoras. Sabe usar a criatividade para situações de aplicabilidade, com seus alunos, no caso o mapa construído com fotos representando a Étnico-Racial, meus parabéns!
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Gláucia Henge disse...

Olá Maristela! Essa aproximação que você estabelece entre Adorno na sua proposta de educação e a humanização é bastante interessante. E sobre a proposta do esclarecimento geral trazida pelo mesmo autor? O que você pensa?