segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Planejamento um Dia de Aula

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

A) Etapa de Ensino:2º Ano ensino Fundamental
B) Temática focalizada: A escola como um espaço de valorização do indivíduo e de respeito às diferenças.
C) Justificativa (da temática escolhida): Valorização das diferenças.

D) Roteiro das atividades:
1) Leitura
2) Produção textual
3) Jogo
4) Sistematização

E) Descrição das atividades:
1) Leitura:

Contação de história


Literatura Infantil : UM REINO TODO QUADRADO de Caio Riter
Imagine um reino todo certinho, onde tudo é quadrado e azul. Quem não é azul-quadrado é quadrado-azul. Tudo na mais perfeita ordem.
O povo é obediente e trabalhador, como o soberano gosta:
Nada de questionamentos ou contestações. Até que um dia nasce uma criança diferente - não é quadrada, muito menos azul. Nasceu Redondo-vermelho. Diferente, foi à biblioteca descobrir um jeito de transcender aquele reino chatinho, só de quadrado e azul.

1.2) Organização da turma: sentados no chão em círculo

1.3) Organização dos materiais:

1.4) Desenvolvimento: A professora conta a história mostrando as ilustrações do livro.
2) Produção textual
2.1) Objetivo: incentivar o senso crítico do aluno.
2.2) Organização da turma: Em grupos de cinco alunos após ouvir a leitura discutir a frase Como é "quadrado" ser igual! O legal é ser diferente!
2.3) Organização dos materiais: juntar as classes, cadernos lápis e borracha
2.4) desenvolvimento: fazer um relato das diferentes opiniões para após serem lidas ao grande grupo.
3) Jogo:
Quebra –cabeça Tangran Quebra cabeça formado por apenas sete peças com as quais é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem colocando-as lado a lado sem sobreposição.

3.1) Objetivo: Tem como objetivo trabalhar a identificação, comparação, descrição, classificação e desenho de formas geométricas planas.

3.2) Organização da turma: trabalho individual

3.3) Organização dos materiais: Folhas com o desenho do quadrado e sua linhas


tesoura, cola, papel pardo .

3.4) Desenvolvimento: O aluno recebe a folha xerocada com o quadrado e suas linhas. Recorta-as.


No primeiro momento os alunos brincam livremente com as peças, passado alguns momentos, o professor solicita que os alunos montem o quadrado inicial, pede para que criem algumas figuras significativas


e após oferece algumas idéias de figuras para que eles sigam e possam construir com suas peças.


Durante todo esse processo, a criança precisa analisar as propriedades das peças do tangram e da figura que se quer construir, se detendo ora no todo de cada figura.

Confecção de um mural coletivo com as figuras identificando o aluno e o que representa a figura para o aluno.




4) Sistematização:

Pesquisar e escrever novas palavras a partir das figuras criadas e a partir da letra inicial de uma ou mais figuras expostas mural coletivo, buscando ampliar o vocabulário da criança e valorizar suas tentativas de escrita, desenvolver a criatividade do aluno,

REFERÊNCIAS:

TRINDADE, Iole Maria Faviero Trindade. Não há como alfabetizar sem método?
Power Point - Alfabetizações e alfabetismos /letramentos: revisando leituras anteriores e a produção de um planejamento de aula.

RITER, Caio. Um reino todo quadrado, ilustração Rosinha Campos. 1.ed.-São Paulo:Paulinas, 2007( Coleção magia das letras e cores)

Nenhum comentário: