sábado, 26 de junho de 2010

Trabalhando o Imaginário

Nesta penúltima semana de estágio trabalhamos os sonhos, fantasias e o imaginário.

O filme “A história sem fim” é de excelente qualidade, transmite uma mensagem maravilhosa para os alunos que estão em fase de alfabetização. O filme desperta nas crianças ainda mais a curiosidade em relação à leitura. Sem contar a gama de assuntos que podemos trabalhar na sala de aula, em relação a imaginação, fantasia, sonhos e realidades com as crianças.

Outro fato importante é que com cada turma que trabalhei em anos anteriores, o filme obtive resultados diversos, e muitas vezes inesperados, como o caso desta turma, eles envolveram-se a ponto de: se compararem aos personagens do filme





De inventar modos de ser que podem significar a idéia que têm acerca do mundo. Como no caso do aluno abaixo que desenhou algumas imagens de coisas boas e ruins, pessoas com armas, juntamente com pessoas brincando, seria o retrato do mundo em que ele vive, entretanto dentro deste contexto ainda ele pode ter a oportunidade de optar quando enfatiza em sua frase “Eu serei sempre do bem”.





Ou ainda, ocorrendo uma transformação, na tentativa de explicarmos a fantasia, a imaginação, aparece aquele invisível inexplicável. Quando o aluno afirma que “Super heróis existem .“



E por último, quando a imaginação é transformada em um sonho do futuro, que está por vir, na afirmação “Um dia serei atriz.”





Vigotsky (2003) estabelece formas básicas de ligação da atividade criadora do cérebro humano com a realidade. Em uma dessas formas, coloca que a fantasia é construída com elementos da realidade, a imaginação se apoia na experiência.

... a atividade criadora da imaginação se encontra em relação direta com a riqueza e a variedade da experiência acumulada pelo homem, porque esta experiência é o material com que a fantasia erige os seus edifícios. Quanto mais rica seja a experiência humana, tanto maior será o material de que dispõe essa imaginação (p. 17).

Pode-se, então, dizer que a função imaginativa depende da experiência, das necessidades e dos interesses em que ela se manifesta.

A fantasia é construída com materiais tomados do mundo real, a imaginação pode criar novas combinações, mesclando primeiramente elementos reais, combinando depois com imagens da fantasia e assim sucessivamente. As imagens da fantasia servem de expressão interna para nossos sentimentos.

A Imaginação é uma faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos.

Para tanto como cita Vygotsky (1989), a imaginação é um processo psicológico novo para a criança: representa uma forma especificamente humana de atividade consciente. Como todas as funções da consciência, ela surge originalmente da ação.


Assim foi mais uma semana cheia de novidades que fechou com a apresentação da Peça teatral “A fábrica dos sonhos. “ Que contou a história de uma fábrica que iria fechar pelo fato das pessoas estarem deixando de sonhar, onde somente uma criança de coração puro e sonhador poderia salvá-la. Peça onde os alunos além assistirem, divertiram-se muito, dando boas gargalhadas com os engraçadíssimos personagens.

Referências:

VIGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la Infancia. 6. ed. Madrid: Ediciones Akal, 2003.


VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. 3° ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Nenhum comentário: