Não vi maiores obstáculos em relação às reflexões postadas no Portfólio de Aprendizagens, tendo em vista que o trabalho já vinha sendo desenvolvido no decorrer do estágio. O trabalho maior, realmente, foi fazer as reflexões, correspondências entre as teorias aprendidas no curso e a prática do dia a dia. Algumas vezes houve a necessidade de refazer as atividades, pois misturei os assuntos e foi somente assim que consegui organizar as idéias.
Uma vez postado no Pbworks do estágio, bastou resumir o assunto, e postá-lo no Portfólio. O trabalho das reflexões semanais no Pbworks de estágio facilitou muito para as conclusões finais.
Entre muitas leituras, de diversos autores e muitas reflexões a respeito destas, destaco a mensagem Freire, quando afirma:
“Ensinar não é transferir conhecimento mas criar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.”
As conclusões tornaram-se evidentes, e a razão foi dada ao autor quando o mesmo menciona que, não ensinamos, apenas indicamos os caminhos que já conhecemos e caminhamos juntos com nossos alunos, e muitas vezes aprendemos com eles.
Este foi o maior aprendizado, compartilhamos no curso EAD, com os nossos professores que se mostraram como exemplos do profissionalismo de alto nível, os quais, incansavelmente foram nos indicando vários caminhos a seguir sejam na forma virtual ou presencial, e, diante desta orientação nos guiamos, assim, o estágio curricular seguiu seu curso tranqüilo. Aquela ansiedade de não conseguir, de não dar conta, foi sem dúvida nenhuma amenizada assim, vencemos mais uma etapa.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34º Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
sexta-feira, 2 de julho de 2010
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