quarta-feira, 22 de setembro de 2010

IX SEMESTRE

SOBRE O 1º, 2º E 3º SEMESTRE DO CURSO

Todo dia você descobre, aprende,
evolui faz escolhas se emociona.
Num mundo onde tudo acontece tão rápido
é muito importante cultivarmos sempre
os verdadeiros valores: amor,amizade, fé,
ética e perseverança.
Eles fazem com que as pessoas evoluam,
realizem coisas incríveis e
transformem o mundo num lugar melhor.

Fui a única aluna do PEAD que conseguiu, diante de tanta tecnologia, deletar um Blog por completo. Dizem que é possível resgatar 99% de tudo o que postamos na Internet. Neste caso, fiquei nos 1%.
Lembro que minha filha dizia com veemência: Mãe, se você não tentar, você não irá descobrir. Vai mexendo... E deu no que deu.
Desta forma, as postagens, das quais tenho registro, foram a partir de 20 de abril de 2008.
Mesmo assim, tentarei fazer reflexões do que tenho registrado na memória e do pouco que fazia e deixava no computador dos primeiros Semestres do Curso de Pedagogia.

REFLEXÃO - 1º SEMESTRE

Recordo do quanto foi importante as aprendizagens na interdisciplia de TICs.
Antes do curso não dava tanta importância ao mundo da tecnologia apenas o utilizava para o básico. Como aquelas pessoas que costumam dizer:Tenho um celular com várias opções mas só preciso dele para poder ligar, receber ligações ou ver a hora.
Hoje graças a este curso e a todos que me auxiliaram, me sinto letrada e alfabetizada em tecnologia.
Com as inúmeras novidades que vinham surgindo no decorrer dos semestres, todas quase que de uma vez, as leituras e as trocas de idéias com colegas e professores nas interdisciplinas Escola, Cultura e Sociedade- Abordagem Sociocultural e Antropologia me fizeram refletir sobre o meu fazer docente. Pude perceber que na maioria das vezes, em nossa prática, fazíamos de forma correta, no entanto tínhamos muitas dúvidas. Como? Quando? Por quê? Já no primeiro semestre aprendi ser mais crítica.
Foi dado início a uma longa fase de readaptação, pois já estava formada em outro curso superior dez anos atrás este, na forma presencial. Agora tudo parecia ser novidade.

Um comentário:

Marga disse...

Oi Maristela, com um pouquinho de atraso, mas com grande alegria em poder acompanhar tuas reflexoes nessa etapa da tua formação,cheguei! interessante como por uma interface, é possível cultivar valores tão necessários para nossa realização. Bem, ja que ainda acontecem esses "percalços" diante da tecnologia, não te assusta, é uma pena, mas nem tudo está perdido!o que ficou de aprendizado, tu nao esquecerás, podes ficar tranquila.