segunda-feira, 22 de novembro de 2010

REFLEXÃO 7º SEMESTRE

No sétimos semestre tive a oportunidade de estar em contato com duas interdisciplinas que nunca tinha tido experiência como educadora, quais sejam, EJA (Educação de Jovens de Adultos) e Libras. Foi um grande desafio, entretanto os aspectos positivos que obtive em cursar estas interdisplinas foram de extrema valia. As pessoas que são atendidas nesta duas situações de conhecimento são pessoas que requerem um olhar bem diferenciado. Reporto-me as palavras de Paulo Freire quando ele diz que:

"A leitura de mundo precede a leitura da palavra", mais do que com nossos educandos do ensino regular é necessário valorizar e respeitar os saberes dos alunos, suas vivências e leituras de mundo, suas concepções culturais e linguagem como produto de suas relações sociais.


Seja na EJA, na educação de pessoas com necessidades especiais bem como no ensino regular, estudamos o Letramento.

São muitos os fatores que interferem na aprendizagem da língua escrita, e falada, porém estudos recentes incluem entre estes fatores o nível de letramento. Paulo Freire afirma que “na verdade, o domínio sobre os signos lingüísticos escritos, mesmo pela criança ou o adulto que se alfabetiza, pressupõe uma experiência social que o precede – a da ‘leitura’ do mundo, que aqui chamamos de letramento”.

Atualmente, o ensino passa por um momento delicado, pois os envolvidos neste processo aprendizagem. em grande parte, são alfabetizados, mas não são letrados. Lêem o que está escrito, mas não conseguem compreender, interpretar o que leram e isso faz do indivíduo alguém com muitas limitações, pois se não interpreta ou compreende corretamente, terá problemas em todas as disciplinas que fazem parte do seu currículo escolar.

Sendo assim, o papel do educador deve ser no sentido de transformar uma pessoa alfabetizada em uma pessoa letrada e, para tanto, é necessário saber planejar, oferecer incentivos variados, no que diz respeito à leitura de diversas tipologias textuais e também utilizando-se de exercícios de interpretação e compreensão de diferentes tipos de textos, em que vários tipos de ferramentas podem ser utilizados. Podem ser usados materiais mais convencionais como livros, revistas e jornais e materiais mais modernos como internet, blogse-mails, mesas educacionais.

Portanto, mais importante que decodificar símbolos como letras e palavras, é preciso compreender a funcionalidade da língua escrita, pois é assim que o cidadão torna-se mais atuante, participativo e autônomo, de forma significativa na sociedade na qual está inserido.

Compreendo a alfabetização como sendo um processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, sendo que a conquista dos princípios alfabético e ortográfico faz com que o aluno adquira autonomia ao ler e escrever. Entede-se, por sua vez, o letramento como o processo de inserção e participação na cultura escrita. Considero que alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com a sua complexidade, mas complementares e inseparáveis, ambos indispensáveis. Sendo assim, não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar, mas sim alfabetizar letrando.

Nenhum comentário: