sábado, 30 de outubro de 2010

REFLEXÃO 6º SEMESTRE



No VI Semestre do curso de Pedagogia EAD- UFRGS, tive a oportunidade de estudar as seguintes interdisciplinas: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Filosofia da Educação, Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História,Seminário Integrador VI.

Os estudos nas interdisciplinas citadas acima acrescentaram muito no meu aprendizado e conseqüentemente na minha atuação como docente.

Observei que meus anseios e angústias em relação aos alunos portadores de necessidades especiais, não eram apenas meus, estes sentimentos atingem a maioria dos educadores. Conhecemos um pouco mais de como funciona o atendimento especializado que deve estar disponíveis para nossas crianças. Porém neste ano letivo me decepcionei com o atendimento especializado em nosso município. Tenho três crianças na minha turma que necessitam de atendimento especializado. Já estamos em novembro nenhuma delas e nenhuma criança da minha escola foi atendida. Não sei exatamente qual o motivo se político ou apenas burocrático, eu fiz o que pude. O fato que elas precisam deste atendimento e infelizmente a evolução no aprendizado que eu previa não foi satisfatória. Fico triste, pois tudo é muito bonito no papel, porém na prática é totalmente diferente.

Em Filosofia e Educação, aprendemos desenvolver o senso crítico utilizando os diferentes textos de estudos propostos durante o semestre. Aprendemos também identificar e argumentar conceitos dentro destes mesmos textos tais como, princípios morais, a ética, imparcialidade, universalidade, razão entre outros e ainda, vimos e refletimos a educação sob o ponto de vista de grandes filósofos.

Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História, refletimos profundamente. A primeira atividade realizada tinha como titulo “eu e os outros”, tínhamos que falar de sobre nossas características físicas e psicológicas, vimos o quanto é difícil falar de nós mesmos de argumentar e analisar. Realizamos entrevistas com alunos. Elaboramos um mosaico étnico-racial.

No seminário integrador, aprofundamo-nos na realização dos mapas conceituais que são representações possíveis de sistemas de significações em relação aos conceitos que estamos estudando. Aprendemos que podemos utilizar o mapa conceitual até mesmo na melhor forma de organizar nosso dia-a- dia escolar.

Na interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, Identificando epistemologias, entendemos a construção do conhecimento, o construtivismo, a questão da violência na escola. Compreendemos que a partir de observações feitas com crianças, podemos constatar que os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais.

Concluindo,aprendemos que para favorecer o desenvolvimento da autonomia e de relações mais justas, respeitosas e solidárias é necessário tomar consciência de que a ética e os princípios morais devem estar presentes em todas as dimensões da escola, principalmente no trabalho docente, ou seja, na postura, nos juízos emitidos, na qualidade das relações que são estabelecidas, nas concepções e intervenções diante da indisciplina, das infrações, dos conflitos.

Assim concluímos o sexto semestre com muitas atividades importantes para a nossa evolução como pedagogos.

Nenhum comentário: