domingo, 11 de maio de 2008

Meio Século de Existência

Escola M.E.F.Irmão Weibert Fazendo História




A Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert, escola em que ministro aulas, no dia 25 de julho deste ano, estará completando cinqüenta anos. É meio século de existência, e não pode passar em branco.Tendo em vista, que no ano passado esta escola não participou do projeto Memória na escola, este ano, após a leitura dos textos e execução dos trabalhos na Interdisciplina de Estudos Sociais, decidi resgatar um pouco da história da minha escola. Talvez não consiga concluir o trabalho até o término deste semestre. Sendo asssim ficará para a apresentação dos Portfólio do final do ano e as postagens serão feitas a medida que novas informações irão surgindo. Já visitei o Jornal Vale do Sinos, descobri que este jornal teve suas atividades iníciadas em 1950, porém, não obtive informações sobre a inauguração da minha escola. Fui à Biblioteca Pública, igualmente não obtive resultados positivos. Agendei para o dia 16/05, no Museu Histórico de São Leopoldo, para buscar dados.Consegui algumas fotos antigas com pessoas que estudaram nesta escola, bem como promessas de relatos de diretoras anteriores à atual.

Um pouco da História da

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO WEIBERT
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert foi fundada no dia 25 de julho de 1958, e está situada na Avenida João Correa, s/n, no Bairro Fião, na cidade de São Leopoldo, RS.

Atualmente a escola tem como Diretora a Professora Rosane Peroni de Barros e Possui 478 alunos, 28 professores e 8 funcionárias.

O nome Irmão Weibert foi dado pelo Prefeito de São Leopoldo, em exercício na época, Glodomiro Martins, em homenagem ao ex-professor Irmão Weibert, de naturalidade francesa, que veio ao estado do Rio Grande do Sul para ensinar a educação marista. Foi brilhante professor trabalhando até os últimos dias de sua vida.

A escola inicialmente funcionava nos fundos da Igreja do Fião, atualmente encontra-se localizada na quadra ao lado da referida igreja. As fotos acima registram a escola quando era juntamente com a igreja, bem como um grupo de alunos, professora em bela postura e é claro a presença do padre.

3 comentários:

Maxi disse...

Maristela querida, não sei se entendi direito, mas caso este registro não se relacione a alguma "aprendizagem" tua não deveremos computa-lo como um post de Estudos sociais conforme assinalaste ok amada! Caso esta SEJA uma reflexão de alguma atividade ou aprendizagem peço que me informes depois ok.

[]´s Maximira

Maristela Samberg disse...

CARA MAXIMIRA!,
NESTE SEMESTRE, EM ESTUDOS SOCIAIS ESTAMOS ESTUDANDO TEMPO,(COMO PODEMOS REGISTRAR A HISTÓRIA),EM MATEMÁTICA ESTAMOS ESTUDANDO ESPAÇO E FORMA, EM TECNOLOGIA APRENDEMOS REALIZAR NOVAS LINHAS DE TEMPO. COMO PARTICULARMENTE E SOZINHA ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DO WEIBERT E QUE NÃO ESTÁ CONCLUÍDA, ACHEI POR BEM POSTAR O DESENVOLVIMENTO DESTE ESTUDO. SE AINDA ASSIM ACHARES QUE NÃO ESTÁ CONDINZENTE COM MINHAS APRENDIZAGENS DO SEMESTRE, POSSO EXCLUIR SEM PROBLEMAS. OK

Maxi disse...

Maristela querida,

Agradeço o esclarecimento. O post pode continuar com o marcador de Estudos Sociais!

Esclarecimento: nós, tutoras do SI, que acompanham os portfolios de voces, não somos comunicadas sobre as demais atividades solicitadas na outras disciplinas do Curso..

Mas como somos solicitadas a acompanhar cada registro que voces fazem nos PORTFOLIOS, muitas vezes a dúvida surge, e o unico modo de esclarece-la é perguntando a voces!

Agradeço o esclarecimento e aproveito para parabenizar pelo belo post Maristela! Está muito bem feito, mesmo!

Maximira