domingo, 11 de maio de 2008

Trabalhando Identidades

Quando falamos da formação da identidade, não se pode perder de vista que a formação da identidade é um processo, é complexo e é cultural, posto que ocorre ao longo do desenvolvimento humano.

Este processo envolve uma multiplicidade de fatores, variáveis, situações, histórias, relações, pessoas, etc.

É a implicação de tantos elementos juntos interagindo, que não se tem como controlar, muito menos prever, os resultados últimos.

Esta evolução estimula a criança no aprender a aprender. Na articulação lógica e abstrata da realidade. A identidade tem como vértice a análise desse aprender, do modo como se estruturou a aprendizagem ao longo da vida da criança. E, quando se toca em modelos de identificação, é automático se colocar a família na alça de mira das teorias.

A título de ilustração, passo a expor o trabalho sobre identidades realizado com a turma o 2º Ano, da Escola M. E. F. Irmão Weibert, onde os alunos construíram noções temporais básicas para localizarem-se e organizarem-se no tempo histórico.
A título de ilustração passo a expor o trabalho realizado por um aluno contando com minha orientação, o qual juntamente com sua família realizou as atividades e autorizaram esta postagem.


DAVI COSTA TEIXEIRA

http://maristela-samberg.pbwiki.com/f/História+do+aluno+Davi.doc


A realização deste trabalho foi muito gratificante na medida em que os alunos entusiasmados e curiosos trouxeram informações para a sala de aula, sentindo-se acima de tudo personagens de uma história, conhecedores além do demonstrado acima, de suas origens, suas culturas, etc. Foi deveras trabalhoso, entretanto, o investimento na capacidade de raciocínio dos alunos foi muito proveitoso e compensador. Com este trabalho utilizei metodologia diferente da que vinha desenvolvendo, ou seja, ensinar história como uma possibilidade de o sujeito situar-se no tempo e no espaço em que vive conhecer aspectos do passado- construidor do presente tornado visível diferentes situações, grupos de indivíduos contribuindo assim para o projeto de futuro de cada aluno.

Um comentário:

Maxi disse...

Maristelaaa!

Parabéns pelo trabalho e pelo registro maravilhoso querida. Acessei o documento word e adorei ver/ler como o Davi se posiciona frente à escola do seu nome!

é este tipo de registro que quer-se obter este semestre querida: bem apresentado, com uma reflexão ou aprofundamento teórico (além de dialógico e comprometido..) PARABENS.

[]´S Maximira