sábado, 7 de junho de 2008

Reflexão/Aprendizagens



Paulo Freire diz sobre a impossibilidade de nos tornarmos seres finitos, que não necessitem de lapidação, o que ele chama de acabamento.

Neste sentido, tento ir sempre em frente, procurando novas formas de conhecimento. Muitas são as dificuldades e a cada conquista um suspiro de alívio por ter vencido mais uma etapa. O semestre passado foi muito trabalhoso, este, está sendo, eu diria, três vezes mais. Estou fazendo as atividades à medida que elas vão surgindo, procuro nem dar vistas ao todo que vem para frente para não entrar em pânico.

Na apresentação das aprendizagens no final do ano passado foi um desafio inigualável por mais que saiba o conteúdo a ser apresentado não tenho segurança em minha oralidade, o terror parece invadir corpo e alma. O fato é que, sobrevivi e estou aqui me preparando para muitos outros desafios que vierem pela frente.

Imprescindível crer que somos eternamente seres em processo de acabamento, pois em lugar de nos entristecer, essa impossibilidade de se chegar a um ponto final de nossa construção do conhecimento arremessa-nos sempre para frente, de forma que reflitamos sobre antigas certezas, as quais percebemos serem frágeis à medida que nos aprofundamos em pesquisa e experimentação.

Um comentário:

Maxi disse...

Que bela reflexão Maristela!

Quanto às dificuldades transitórias querida, já sabemos que elas fazem parte, não é! Agora, também há as trocas.. lembremos de trocar mais: se tiveres dúvidas ou vontade de trocar mais ideias sobre a tua apresentação oral a ser realizada mes que vem, sim.. mande um alô! :)

grande abraço,
Maximira