quarta-feira, 25 de junho de 2008

Passeio de Estudos- Visitado Museus



ROTEIRO: CAMINHOS DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA
ESCOLA: MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO WEIBERT
HOTEL: TRÊS FIGUEIRAS - São Lourenço do Sul-RS
Roteiro:
Primeiro Dia:
Saída em frente à escola 6h, com destino à Pelotas. Visita ao Museu Baronesa (antiga residência do Barão de Três Cerros em 1863).

Após almoço, visitar as Chaqueadas de São João ( cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres) construída em 1807, mantém ainda hoje o esplendor da época.

Logo após, saída para São Lourenço do Sul, diretamente ao Hotel.

Às 20h servido o jantar, em seguida atividades de recreação com o grupo.

Segundo Dia:
Após o café da manhã, visita à Fazenda do sobrado, casa que pertenceu a Anna Joaquina, Irmã de Bento Gonçalves e que segundo historiadores, foi a verdadeira casa das mulheres da família do herói farrapo.

Logo após realização de passeios por um dos principais cenários da revolução Farroupilha e Laguna dos Patos.

Às 13h almoço, em seguida entrega dos apartamentos e início da viagem de retorno com passagem por Cristal para visitarmos o Parque Bento Gonçalves onde o herói farrapo morou por muito tempo.

Chegada prevista às 19h em frente à escola.

Preço por aluno: R$ 250,00

O preço incluiu: transporte em ônibus de turismo, 01 diária com café da manhã, 02 almoços, 01 jantar, passeios mencionados no programa e um guia acompanhando o grupo.

O preço não incluiu: Despesas pessoais, bebidas, telefonemas, etc.

Importante: Para fins de seguro e lista de passageiros, 07 dias antes do passeio e a escola forneceram uma lista à Companhia Turismo em ordem alfabética com o nome completo e número do documento de identidade dos alunos e professores.

COMPANHIA DE TURISMO
Rua André Rebouças, 82 sala 01 CEP 93010-110 Fone Fax (51) 3588-1453- São Leopoldo –RS- Brasil.


Papel da visita aos museus e pontos históricos para “aprender” a História do Rio Grande do Sul

Em relação aos museus e pontos históricos podemos afirmar que são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. São conceitos e práticas em metamorfose.

São espaços de prazer, de descoberta, de gosto pelo saber. Provocam nos alunos, instigação e a pesquisa.

Papel da visita aos museus e pontos históricos para “ensinar” a História do Rio Grande do Sul

Papel da visita aos museus e pontos históricos para ensinar, atua em especial, como ferramentas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem.

Museus com acervos voltados para literatura, personalidades, objetos, folclore, religiosidade, fósseis e evolução do homem e da natureza, são espaços de aprendizagem, espaços de educação. Seu trabalho é difundir informações obtidas a partir das atividades de pesquisa e documentação que realiza.


“Museus, como as escolas, são espaços dedicados ao ensinar e aprender, mas não são escolas no sentido formal da palavra. Eles podem e devem estar a serviço do trabalho do educador: fazer o aluno aprender a pensar.” (O Museu e a Escola, p.7).

Um comentário:

Maxi disse...

Linda a atividade!

Maximira