sábado, 28 de junho de 2008

Plano Individual de Estudos 2ª Parte




Utilizar o espaço escolar (horta) como um laboratório vivo para desenvolver conteúdos previstos no plano de ensino, bem como promover a reflexão sobre os hábitos alimentares existentes e a necessidade de adoção de hábitos alimentares saudáveis. Este foi grande objetivodo meu Plano Individual de Estudos no início do semestre, e agora ao final do mesmo continuo com o mesmo objetivo, porém ainda não obtive os resultados esperados.
Este trabalho não foi apenas estudos e teoria (o que fica bonito no papel), foi sim um trabalho acompanhado de uma prática, uma prática braçal assumida desde o preparo do terreno pedregoso, da terra argilosa e cheia de ervas daninhas, até o aparecimento de algumas míseras mudinhas de temperos e chás, e como podemos observar a terra ainda não está pronta para receber as mudas. Não se pode denominar de horta é apenas um “canteirão”, onde a idéia é ainda cultivar chás, ervas e algumas hortaliças, com os alunos, na faixa etária de 7 anos, mais precisamente 26 alunos, sendo 6 de inclusão. Foram utilizadas algumas horas de planejamento.
O orientador comentou que o Plano teria que ser concluído em 6 meses, mas realmente não será possível.
A idéia ainda é, um local puramente orgânico sem abubos químicos, agrotóxicos e similares, o que vem ocorrendo até o presente momento.
Os resultados desse trabalho, aprendi, são em longo prazo. Espero que possa ir postando resultados até o final deste ano. Do contrário não passará de um plano, apenas no papel.

Lendo comentários em outros Portfólios de Aprendizagens cujas colegas estavam trabalhando o mesmo assunto, me senti um tanto frustrada, pois os progressos obtidos foram muito além dos meus.

Paciência, agora passa a ser o grande desafio.

Fotos do dia 25/05/2008 - O dia do desafio na escola

Nenhum comentário: