domingo, 27 de setembro de 2009

REVENDO PRÁTICAS

Atuando com educadora a mais de 14 anos de atividades em sala de aula, destes, 7 anos como alfabetizadora, sempre busquei constantemente estar atualizada. As leituras propostas pela Interdisciplina Didática,Planejamento e Avaliação,tem me colocado de forma mais instigadora e reflexiva sobre o real sentido da palavra aprendizagem. E é nesta busca, que tenho cada vez mais a certeza que o planejamento de um currículo é de suma importância e que devem ser constituídos de forma que possam haver mudanças,reavaliações constantes. Entendo que sempre devo na minha prática pedagógica ampliar e diversificar, revendo "o quê?","por quê?" e "para que"? Encontro, em meu diário, registro de conteúdos, estratégias, recursos, avaliações, elementos estes que dou prioridade.

As leituras empreendidas nessa interdisciplina me levaram refletir sobre o meu proceder didático-pedagógico, onde, infelizmente, observo que ainda temos como base os princípios elementares que pautam um ensino de qualidade que por muitas vezes buscam somente o vencer conteúdos e o resultado final, a aprovação do aluno.

Insistentemente, dá-se ênfase na nossa cultura escolar à atividade intelectual. Não se concebe o conhecimento enquanto ação, considerando, como coisas opostas, o saber e o fazer, a teoria e a prática, o trabalho intelectual e o trabalho manual, a ciência e a cultura. Há uma supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais.

Desta forma, é muito importante que reavaliemos nossa prática pedagógica valorizando cada vez mais os aspectos individuais de cada aluno, a capacidade de compreensão, a aprendizagem através experiências e das próprias observações, o bom relacionamento entre professor e aluno como sendo fundamento para a aprendizagem do aluno. Sendo necessário ocorrer à democratização do ensino, a preocupação do material didático acessível a todos, a aprendizagem global agindo como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário: