domingo, 13 de setembro de 2009

LIBRAS



Dia 09/09/09, à noite, tivemos nossa aula presencial de LIBRAS, em meio a um clima descontraído, de muita informação e participação. Conhecer um pouco um mundo tão diferente para nós (ouvintes) é fascinante, a noite passou rápida e nem percebemos. Para uma leiga em Língua dos Sinais, enfrentei algumas dificuldades em relação à memória visual e a coordenação motora. Entretanto, a aula foi positiva muito bem explorada pela professora Janaína e também por todos nós.


LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais.
As Línguas de Sinais são línguas naturais das comunidades surdas. Tem estrutura própria, abrangem a gramática em todos os níveis: fonológico, semântico, sintático e pragmático.
Visto como um sistema completo, a língua de sinais é semelhante ao inglês ou qualquer outra língua. Seus elementos combinam uns com os outros, de modo visual em vez de auditivo.
As línguas de sinais podem ser aprendidas por qualquer pessoa. Ela é aprendida naturalmente entre os surdos das comunidades surdas.
Num primeiro momento, o surdo não é mudo e não gosta de ser chamado de surdo-mudo, ele pode falar. A fala geralmente vai ser uma aquisição natural no surdo. Isto foi provado pelas pesquisas feitas com surdos filhos de pais surdos que adquirem primeiro a língua de sinais e logo partem para a aquisição da língua oral.

Nenhum comentário: