terça-feira, 12 de outubro de 2010

REFLEXÃO – 4º SEMESTRE

No quarto semestre foi proposta a leitura da obra Pedagogia da Autonomia do autor Paulo Freire, a partir da leitura desta obra seguiu-se a leitura das as demais obras por conta própria. Hoje percebo a imensa contribuição que este autor trouxe na minha caminhada. Compreendi a importância das experiências informais, na sala de aula, no pátio, no recreio e em outros espaços com as disciplinas Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, Seminário Integrador, Representação do mundo pela matemática, Representação do mundo pelas ciências naturais. Representação do mundo pelos estudos sociais.

Paulo Freire ressalta a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa. Sem essa reflexão, a teoria pode ir virando apenas discurso; e a prática, ativismo e reprodução alienada.

Trabalhei com meu primeiro projeto na teoria e na prática criamos uma mini horta escolar, muito embora somente minha turma se engajasse neste projeto, aquele ano eu diria que obtive sucesso esperado, no final do ano consegui distribuir alguns poucos rabanetes, alguns temperinhos e vários pés de alface que conseguimos produzir. Infelizmente não houve continuidade, os meus alunos muito pequenos, algumas tarefas obrigatoriamente tinham que ser executadas por mim a fim de evitar acidentes. O tempo que dispunha foi pouco, ficou impossível, por exemplo, levar comigo 25 alunos para o pátio para ficarem olhando para eu trabalhando. Inúmeras vezes utilizei o horário do recreio para remover pedras e revirar a terra. A terra que havia no local era imprópria para o plantio, quando solicitei ao CPM, trouxeram uma caçamba de terra vermelha própria para aterro com muitas pedras, assim mesmo tentei a compostagem com os restos de cascas sobras na nossa cozinha, mais uma vez eu somente teria que cavar e enterrar. Assim foi ficando exaustivo e aos poucos o projeto foi abandonado. Naquele ano conseguimos fazer uma globalização entre as interdisciplinas do semestre consegui relacionar o tempo, espaço, construímos gráficos de crescimento (matemática, estudos sociais) o crescimento das plantas, a variação do clima, temperatura (Ciências) .

Muitas vezes durante o ano de 2008 ouvia minhas colegas passarem por mim e dizerem: Fazendo um exercício físico? Quando é que vamos comer umas verduras? Sofre escrava!

Em compensação, por parte dos alunos era bem diferente, alunos de todas as turmas paravam para olhar e achavam legal o que estava sendo realizado ali. Alguns perguntavam aos seus professore se iriam trabalhar ali. E os professores apenas sorriam e seguiam seus caminhos.

Por outro lado, com este Projeto colhi excelentes frutos quando ofereci várias oportunidades de aprendizagens que foram vivenciadas pelos meus alunos. Foram explorados conteúdos e atividades correspondentes às capacidades demandadas aos mesmos.Propiciei variedade de recursos, procedimentos e alternativas metodológicas para atender aos diversos níveis de aprendizagem e de dificuldades no interior da turma. Ofereci suficientes oportunidades de revisão e reelaboração das produções dos alunos, com sua intervenção, com trocas recíprocas ou auto-avaliações dos alunos.Todos meus alunos tiveram oportunidade de participar de alguma forma dessas atividades avançando nos conhecimentos e capacidades esperados

Aprendi que o professor não pode se limitar a práticas solitárias, sem parcerias para compartilhar êxitos, dúvidas e conflitos, pois também precisa de acompanhamento apoio e monitoramento. O projeto estaria em pleno desenvolvimento se tivesse tido parceria dos colegas com suas turmas.

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