domingo, 9 de novembro de 2008

István Mészáros - Além do Capital


Em nosso debate educacional, uma nova forma de refletir. Deparamos-nos com a necessidade neste momento se pensar a educação para além do capital e para tanto, somente um grande filósofo como István Mészáros, para nos oferecer suas idéias.

A princípio,o autor faz uma retrospectiva histórica das idéias que orientaram as políticas educacionais no capitalismo. Citando e comentando em seu discurso grandes pensadores que vão de Paracelso a Fidel Castro, passando por John Locke, Adam Smith, Robert Owen, entre outros, mas principalmente recorrendo aos argumentos de Marx e Gramsci.

Os pensamentos destes autores nos ajudam a compreender a realidade da educação brasileira fazendo-nos mais uma vez acreditar na educação como possibilidade de mudança. Reforçando o papel que a educação tem no processo de mudança social. Da mesma forma, procurando demonstrar que a educação, por si só, não é capaz de transformar a sociedade rumo à emancipação social.

István Mészáros, não se limita a discutir conteúdos programáticos das reformas em cursos, mas propõe-se a fazer uma genealogia, ainda que breve, da reforma e da educação. Propõe um debate que nos incita a procurar descobrir os reais motivos e interesses das reformas educacionais.
REFERÊNCIAS:
MÉSZÁROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Bomtempo, 2005. Disponível em: http://resistir.info/meszaros/meszaros_educacao.html

Um comentário:

Simone disse...

Maristela como vimos na interdisciplina, István Mészáros é um pensador fundamental na renovação do materialismo histórico. Em sua obra, ele destrincha o caráter imperativo e destrutivo das positivações atuais do capital e aprofunda a análise do significado histórico de sua crise estrutural à luz de manifestações cada vez mais irracionais e perigosas para o futuro da humanidade. É a partir da análise de como a “ordem estabelecida” do capital produz destruição – do tempo livre, da educação, das pessoas, da cultura, da natureza, da vida – que o autor reafirma a necessidade do socialismo no século XXI. Nesta postagem, apresentas o autor e algumas idéias do mesmo. Esperamos que os pensamentos de Marx e Mészaros tenham te ajudado a compreender um pouco a realidade da educação brasileira. Um abraço, Simone - Tutora sede ECS