quinta-feira, 9 de abril de 2009

COMENTÁRIOS INICIAIS DO VI SEMESTRE/2009


Neste início de ano, o envolvimento com as atividades dentro e fora do curso, foram tão intensas que acabei deixando o meu portfólio em segundo plano.
Lamentei bastante a saída da nossa mestra Cíntia, e da tutora Maximira, ao mesmo tempo fiquei feliz por elas estarem bem, com certeza ficamos com muitas saudades.
Iniciamos o semestre com novas disciplinas, e também continuando o trabalho iniciado nos semestre anteriores, como no caso do Seminário Integrador VI, com o Professor Leonardo Sartori Porto, onde retomamos os PAs, mas de modo diferente, ao analisar os PAs das colegas, tarefa que considero muito difícil, pois, do meu ponto de vista, colegas que estão fazendo este curso, estão se empenhando ao máximo, em nome dos anos de experiência que já possuem.
Particularmente gostei bastante da aula presencial da interdisciplina de Filosofia da Educação ministrada também, pelo Professor Leonardo Sartori Porto. Trabalhamos com Estrutura do Argumento e formalização de Premissa e Conclusão.
Na interdisciplina de Questões Étnicos Raciais na Educação: Sociologia e História, o assunto veio em tempo, pois, neste ano letivo tornou-se obrigatório abordar este conteúdo nas escolas. Na primeira aula presencial com a Professora Hilda Jaqueline, refletimos muito sobre o Eu, e os outros.
Em Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II retornamos com a maravilhosa Professora Tânia, revisando conteúdos dos semestres anteriores e nos aprofundando mais sobre os assuntos, iniciando com a atividade Identificando Epistemologias.
Iniciamos também a interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, com a professora Lenise H. Pistoia, tratando da inclusão, assunto polêmico, que observamos na prática do nosso dia a dia. E que, a esta altura do semestre, com a leitura dos textos e trocas de idéias através dos fóruns, bem como os encontros presencias, observo que é um assunto que não angustia somente a mim, e sim a todos que tem contato direto com a inclusão.
"Ninguém é tão grande que não possa aprender,
nem tão pequeno que não possa ensinar!"
Esopo fabulista grego

Um comentário:

Lise Silveira disse...

Que ótima retomada, passaste a limpo o curso! Um abraço, Liseane