sábado, 25 de abril de 2009

Mosaico Étnico- Racial

Na construção do mosaico os alunos do Segundo Ano, recortaram de revistas rostos de pessoas de diversas etnias. Ampliei um pequeno mapa do Brasil (50x50cm) em papel pardo e colamos estas figuras intitulamos “Um Brasil e de muitas caras”. Pedi que eles trouxessem fotos 3X4 deles. Digitalizei as fotos 3X4. Elaborei um tema de casa onde os pais ajudaram a resolver como se fosse uma entrevista tratando das características pessoais do aluno, suas origem e alguns costumes. Montei com a fotografia fichas.Fiz a seguinte brincadeira: os alunos deveriam descobrir de quem era a ficha que eu lia, observando as características dos colegas. Posteriormente as colei ao redor do mapa. Em relação aos pais, infelizmente, observo que não estão muito engajados em cooperar, na primeira reunião pouquíssimos pais compareceram, houve pouca participação em relação a estas tarefas. As fotos, como foram utilizadas em numa atividade anterior, já haviam sido solicitadas no início do ano. Dos vinte alunos 11 trouxeram, entre estes, dois, os pais não autorizam a postagem. Em relação às entrevistas retornaram 13, no prazo de duas semanas. E, algumas questões tipo, origens do aluno algumas entrevistas foram preenchidas com qualquer outro assunto. Como, costumes colocaram, por exemplo: comer pizza, ir ao cinema, etc. De outro lado, e o que torna meu trabalho muito gratificante, é que há pais que são extremamente dedicados, participaram ativamente da vida escolar dos filhos, e elogiaram muitos os trabalhos realizados por eles. A estes, estamos eternamente gratos.

Um comentário:

Luciane Machado disse...

Maristela, que ótimo que os pais participam das atividades com seus filhos, isso é muito importante,principalmente a questão das diferenças, que bom que destacaste:Somos todos diferentes, por isso exigimos respeitos a essas diferenças.
Uma das coisas que também devemos destacar a questão pontual do ser negro e índio, por isso esta interdisciplina.Como os professores estão trabalhando estas diferenças, como estão lidando com assuntos de discrinação e preconceito racial na escola.
É importante estarmos atentos para esta questão, antes da conscientização, é importante estarmos sensibilizados com a questão,conhecermos e refletirmos sobre a história da construção do Brasil.Bjs.