sábado, 25 de abril de 2009

Trabalhando Identidades

A turma em que atuo é de 2º Ano, no início do ano sempre costumo fazer a brincadeira de boas vindas para quem não conhece, é assim. Coloco um espelho em uma caixa de presente e faço uma pessoa de fora da sala trazer para sala, como se eu ganhasse um lindo presente. Produzo sempre uma história em torno desta caixa, após, chamo os alunos, um por um, para ver o presente que eu recebi para o ano que está se iniciando. Eles vêm até a frente da sala e observam o que tem dentro, mas não podem comentar com os demais. É muita expectativa e as reações são diversas aumentando ainda mais a curiosidade dos que ainda não viram. Terminada a atividade falam sobre o que viram no espelho e reproduzem através de desenhos com o nome em baixo. Exponho em um varal logo acima do quadro e o utilizo para trabalhar muitos conteúdos, como identificar o nome dos colegas, ordem alfabética e, o assunto da disciplina, Questões étnico-Raciais naEducação
“O Eu e o outro, diferenças,” ficou perfeito para o início dos trabalhos.











Um comentário:

Luciane Machado disse...

Maristela, muito bom o trabalho desenvolvido, sendo importante realizarmos com nossos alunos, estou tendo bastante resistência em trabalhar com meus alunos, onde os pais não ajudam na realização das atividades, procuro fazer a diferença na sala de aula e expor para a escola.Bjs.