domingo, 18 de abril de 2010

Jornal Não é Só Para Gente Grande



Quando nos propomos a investigar a leitura e a escrita no contexto escolar, é necessário considerarmos que, nesse ambiente, a criança vai se constituindo como leitor e escritor, a partir de sua interação com o outro.

Trazer o JORNAL à sala de aula, para o manuseio e conhecimento, desperta no estudante a apreciação de outro gênero de leitura. Esse material pode ser um instrumento para a contextualização e construção do conhecimento, formação de leitores críticos, atentos, questionadores e reflexivos, permitindo o fortalecimento da cidadania.

Relato de Experiência:
Aproveitando alguns jornais velhos recebidos pela escola, levei-os para sala de aula e os distribui entre os vinte e cinco alunos da minha turma do 2ºAno, de forma que cada um recebesse um exemplar. As crianças envolveram-se em grande estilo: folheando, observando, lendo, enfim, partilhando com os colegas aquilo que mais lhes chamou atenção. O interesse maior foi pelo suplemento Infantil que vinha junto ao exemplar de sábado. Deste dia em diante, todas as segundas-feiras,a nossa leitura deleite passou a ser, o suplemento infantil Sininho. É um material muito rico com inúmeras informações, curiosidades, práticas, receitas, entrevistas, etc.

No último dia 15/04 visitamos a Redação do jornal VS, em São Leopoldo,fomos muito bem recebidos pela coordenadora Rosana Sperotto.As crianças ficaram maravilhadas com o que viram. Foram entrevistadas, serviram de modelo para prática de trabalhos manuais, foram fotografadas, e ainda por cima, saíram com um exemplar do jornal com o Suplemento infantil.






O suplemento infantil do Jornal Vale dos Sinos – Sininho, como recurso didático dentro da sala de aula, assumiu um compromisso com a promoção da diversidade, e estimulou os pequenos leitores a uma visão crítica dos meios de comunicação.

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