sexta-feira, 16 de abril de 2010

Refletindo Sobre a Primeira Semana de Estágio

Este é o momento da reflexão crítica sobre a prática, momento fundamental na minha formação como educadora.

Sabemos que com o passar dos anos adquirimos algumas “manias, no meu caso já se foram dezenove anos, tudo parece fácil e obvio na rotina, nos tornamos ingênuos. Perdemos com os anos, o hábito de registrar, o hábito de refletir, o hábito de criticar, sobre nossa atuação, já não nos cabe mais a rigorosidade metódica que caracteriza a curiosidade epistemológica.

Somente através de uma grande “reciclagem” oferecida no curso de graduação, podemos nos transformar.

Chegada a hora da prática, de registrar tudo o que realizamos, aí é que vemos o quanto é difícil. O lado positivo é que transcorrida a primeira semana de estágio reconheço que é pensando criticamente sobre a prática desses dias é que posso melhorar a próxima prática.

Quanto mais me assumo como estou sendo, percebendo as razões de ser, mais me torno capaz de mudar. Tudo é uma questão de superação.

Nenhum comentário: