domingo, 20 de abril de 2008

Desenhando Elementos da Natureza




A atividade realizada com alunos do 2º Ano- turma manhã da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert- São Leopoldo –RS.
As crianças desenharam individualmente os elementos solicitados.

Logo a seguir os desenhos foram fixados no quadro negro para análise da turma, que curiosa observava.
Em relação às representações mais semelhantes;
Árvore
Coração
Perguntei a elas porque as árvores que haviam desenhado eram todas muito semelhantes. O aluno Kaihan (trabalho acima) disse: “- Porque não temos outro jeito de fazer e é como vemos na natureza.”
Perguntei: E o coração?
Responderam: É assim que aprendemos desenhar um coração.
Em relação às representações mais difíceis de realizar;
Força
Saudade
Raiva
Os alunos fizeram a seguinte observação: “O que sentimos é mais difícil de desenhar, cada um vê de um jeito diferente.”
Em relação às representações mais diferentes.
Micróbios Sabemos que existem, nunca vimos, a professora do 1º Ano disse que são uns bichinhos que tem no ar, no dinheiro, nos lugares sujos, e que trazem doenças. Mas nunca vimos. Será que é umas minhoquinhas? É que nem minhoquinhas? Como vou desenhar uma coisa que nunca vi? Vou desenhar como imagino que seja? Questinamentos do aluno Francisco.

Um comentário:

m@xi disse...

Querida, com relação a esta postagem, também de Ciências, e a que publicaste antes desta, de Matemática (experiência com as massinhas de modelar), vejo que se tratam de 2 experimentos muito ricos para a observação sobre *como o ser humano constrói conhecimento ou aprende", no caso, a criança, conforme discutiu-se no 2º semestre, quando do exame da teoria de Piaget, estás lembrada?

Assim, o que pudeste observar através destes 2 experimentos: o dos Desenhos (Ciências) e o das Massinhas (Matemática) com relação à aprendizagem ou como as crianças aprendem?

Estou ansiosa para ler este post!
Um beijo grande com carinho da colega

Maximira Carlota
Tutora SI4 - PEAD-FACED - UFRGS