sábado, 26 de abril de 2008

Plano Individual de Estudos 2


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FACED
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - PEAD
INTERDISCIPLINA: SEMINÁRIO INTEGRADOR IV
PROFESSORES: CINTIA E LEONARDO
PÓLO SÃO LEOPOLDO

PLANO DE TRABALHO:
A horta escolar como estratégia interdisciplinar
de educação ambiental e alimentar

ALUNA: MARISTELA ANTONIA SAMBERG

São Leopoldo, 26 de abril de 2008.


PLANO DE TRABALHO
A horta escolar como estratégia interdisciplinar de educação ambiental e alimentar


1. JUSTIFICATIVA

Estou criando em nossa escola um espaço destinado a desenvolvermos a horta escolar com o objetivo de promovermos hábitos alimentares saudáveis e conscientizar as crianças da importância do cultivo e dos cuidados com as hortaliças e leguminosas. Partindo disto, optarei em desenvolver a horta escolar com uma turma de segundo ano porque neste período as crianças demonstram interesse profundo pelo processo de cultivo.
Sabemos que a formação e adoção de hábitos saudáveis devem ser estimuladas em crianças, pois é durante os primeiros que ela estará formando seus hábitos alimentares.
Sabemos também que a horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos.




2. OBJETIVO GERAL

Utilizar o espaço escolar (horta) como um laboratório vivo para desenvolver conteúdos previstos no plano de ensino, bem como promover a reflexão sobre os hábitos alimentares existentes e a necessidade da adoção de hábitos alimentares saudáveis.


3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Realizar leituras sobre o assunto;
· Procurar orientação com profissionais da área da saúde para conhecer melhor sobre alimentação saudável e obesidade;
· Ter contato direto com a terra valorizando o meio ambiente;
· Realizar atividades práticas de manejo da terra;
· Orientar a família do aluno, a fim de desenvolver hábitos alimentares saudáveis;
· Socializar as aprendizagens com o corpo docente de discente da escola;
· Promover a qualidade de vida e a saúde;
· Desenvolver a observação dos educando diante das transformações das hortaliças cultivadas;
· Compreender o processo da semeadura/cultivo /colheita e consumo dos produtos;
· Desenvolver a consciência da criança quanto ao uso dos agrotóxicos nas hortas;
· Compreender a diferença de uma horta orgânica e inorgânica;
· Perceber a interferência do clima no cultivo das hortaliças;
· Compreender o funcionamento da compostagem no processo de cultivo;
· Exercitar uma experiência concreta de cultivo e valorizar os alimentos que são consumidos diariamente;
· Proporcionar ao educando momentos de pesquisa e o registro de suas descobertas utilizando a metodologia científica;
· Apresentar resultados, postando-os no Portifólio de aprendizagens e fóruns do PEAD no decorrer o trabalho.


4. RECURSOS HUMANOS

Os recursos humanos necessários para a execução do meu plano de estudos são:
Alunos, professores, profissionais da área da saúde, Merendeiras as quais possuem um papel fundamental no processo a alimentação saudável sendo um elo direto entre a alimentação e a saúde de crianças por meio da preparação da alimentação escolar. Estas por sua vez possuem um papel definitivo e de êxito na manutenção das hortas orgânicas e na utilização de produtos frescos.


5. RECURSOS MATERIAS

Textos, Vídeos, filmes, xérox, livros, Sites, Reportagens em jornais e revistas, relatórios, espaço para a horta, ferramentas para o manejo da terra, terra, compotagem, sementes, mudas, cartazes indicativos e com orientações, murais, etc.


5. REALIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

O presente plano de estudo visa buscar:
· Preparo dos canteiros.
· Plantio das mudas/observação e manutenção dos canteiros e mudas.
· Utilização da compostagem.
· Pesquisa na internet e livros.
· Trabalho em equipes.
· Registro do projeto de pesquisa utilizando a metodologia científica (simplificada).
· Produção de cartazes.
· Explanação da pesquisa realizada para a turma.
· Realização de lanches saudáveis.
· Produção de textos informativo.
· Uso do dicionário.
· Criação e resolução de atividades matemática envolvendo as quatro operações.
· Auto-retrato utilizando a colagem de legumes e frutas (inspirado em um artista plástico).
· Elaboração de um diário alimentar.
· Levantamento de questões sobre educação ambiental e alimentar
· Socialização das aprendizagens com colegas e professores do PEAD


6. TEMPO DE DURAÇÃO


De abril a dezembro


7. AVALIAÇÃO

Considero essa avaliação como satisfatória se ao final do ano letivo eu tiver conseguido interagir na minha prática docente e socializar os conhecimentos conscientizando alunos, professores, familiares da comunidade sobre a importância de uma alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida.


8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

ANDRADE, D. F. Implementação da Educação Ambiental em escolas: uma reflexão. In: Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 4.out/nov/dez 2000.

BALDASSO, N. A.; PETRY, O. G. EDUCAÇÃO AMBIENTAL (A Prática da Gramática):Experiência de Rolante/RS. Disponível em: http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/artigos_sustentabilidade/Nelson_A_Baldasso_2.pdf. Acesso em: 30 Jul 2006, 14:05:00.

BIANCO, S.; ROSA, A. C. M. da; Instituto Souza Cruz. Hortas escolares: o ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do ensino fundamental : livro do professor. 2. ed. Florianópolis: Instituto Souza Cruz, 2002. 77 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos Temas Transversais e Ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 8 v. 38

CASTRO, C. M.; COIMBRA, M. O Problema Alimentar no Brasil. São Paulo: UNICAMP – ALMED, 1985. 213p.

DIAS, A. A.; MORAES M. B. S.; FARIA M. F.; FRITZEN, N.; A Organização do Espaço com a Cosntrução de uma Horta Lúdica. Florianópolis, 2004. 130f. (Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia em Educação Infantil) – Centro de Educação a Distância, UDESC, 2004.

FERNANDES, M. C. de A. A Horta Escolar como Eixo Gerador de Dinâmicas Comunitárias, Educação Ambiental e Alimentação Saudável e Sustentável. Brasília, 2005. Projeto PCT/BRA/3003 – FAO e FNDE/MEC. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/home/alimentacao_escolar/encontrosnacionais/10_a_horta_escolar_como_eixo_gerador_de_dinamicas_comunitarias.pdf. Acesso em: 10 Abr 2005, 12:32:45.

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