domingo, 20 de abril de 2008

Nada como trabalhar com massinha

















  • ATIVIDADE REALIZADA no dia 02/04/2008- COM A TURMA 2ª1- 2ºANO - MANHÃ
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert
    Objetivo: Transformar porções de massa em exploração livre. Modelar sólidos comparando semelhanças e diferenças. Dar-se conta da noção de conservação apesar das transformações como: forma, altura, comprimento, número, pedações, etc... Justificar a noção de conservação.
    1º momento : Os alunos lado a lado em suas classes formando dois Us na sala de aula;
    2º momento: Mostrei como fazer a massa de modelar com a seguinte receita:
    farinha de trigo umedecida com água e uma colherinha de sal, tingida com um pacotinho de suco de uva artificial.
    3º momento: Organizei o material para que cada criança disponha de uma porção de massa para modelar;
    4º momento: Deixei que as crianças modelassem livremente, por algum tempo, conforme o interesse, conforme foto abaixo
    5º momento: Solicitei que cada criança vai fizesse uma bola com a massa bem que recebeu;
    6º momento: Quando todos terminaram solicitei que partissem a bola em dois pedaços iguais e fizessem duas bolinhas do mesmo tamanho (comparação);

    Após solicitei que transformassem uma das bolinhas em uma salsicha.
    Perguntei qual elemento tinha mais massa ou se haveria outra resposta e por que?
    25 alunos no total:
    11 responderam que a salsicha tinha mais massa.
    · Afirmar que a quantidade de massa varia com a mudança de forma (Não conservadora).
    10 responderam que era a bolinha que tinha mais massa.
    · Evidenciação de níveis -Afirmar que a quantidade de massa varia com a mudança de forma (Não conservadora).
    03 tiveram dúvidas
    · Evidenciação de níveis - Hesitar, confundir-se ou afirmar a conservação mas não justificar (Transição).
    01 dos alunos respondeu: “ As duas tem mais “vitaminas...”
    · Evidenciação de níveis - Justificar a conservação da mesma quantidade de massa (Conservadora).

    Todos alunos fizeram o relatório no caderno.

    Levaram os pedaços de massinha para casa conservando na geladeira. Durante aquela semana traziam diariamente o pedaço massinha para brincarem nos momentos livres.

Nenhum comentário: